1.5.18

Super Mario Bros. 3 | O MELHOR MARIO?! [Review]


Super Mario Bros. 3 foi um grande marco nos games da franquia "Super Mario" fazendo uma revolução na série e trazendo elementos que perpetuam até os dias de hoje!
Sendo o jogo favorito da serie de muitos jogadores, inclusive o meu, é sobre ele que vamos falar hoje!

Este blog é um Review e conta com minhas opiniões pessoais, tenha consciência disso antes de me xingar nos comentários!







Super Mario Bros. 3
Nintendo Entretainment System
1988
Plataforma


A Princess Toadstool foi sequestrada pelo malvado King Koopa, que dessa vez não está sozinho, trouxe consigo 7 de seus ... os Koopalings, que estão atacando várias partes do Mushroom Kingdoom!
Mario e Luigi partem em uma jornada para salvar a princesa!



Inovações:


Logo de cara, Super Mario Bros. 3 surpreende com uma notável qualidade gráfica pra época, além de fases com designs bem feitos o jogo também implementou a série mecânica de voo, aumentando ainda mais a variedade de gameplay, além disso Super Mario Bros. 3 trouxe consigo uma enorme quantidade de fases que podem se tornar cansativas pelo fato do jogo não ter a opção save.
Além dessa possibilidade, esse jogo trouxe as Suites, que são roupas com habilidades especiais.
[Explicarei melhor sobre os novos Power UPs em outro tópico]

Dificuldade:

Em sua grande maioria os jogos da franquia "Super Mario" trazem uma dificuldade mediana, sendo assim é um jogo que pode agradar tanto os jogadores mais casuais, e alguns dos mais experientes, mas, como eu falei antes o jogo é enorme e por não possuir nada que possa salvar o progresso o que pode frustrar muitos jogadores...
Apesar disso, também existem as Warp Zones aqui, que permite ao jogador pular os mundos, o que pode o ajudar a chegar mais rapidamente ao local onde ele esteve pela última vez, porém o acesso a elas é muito difícil de achar, então só jogadores experientes vão saber onde encontrar...

Fases:


O level design de Super Mario Bros. 3 é muito rico e bem feito, aproveitando bem as novas habilidades dos irmãos Mario, apesar de que em algumas vezes as Super Leaf demonstra servir apenas como uma maneira de cortar caminho, mas ela chega a ser bem utilizada no jogo, por outro lado as Suites que apesar de até funcionarem bem são mais difíceis de achar, sendo quase impossível de aproveita-las bem durante a gameplay.
O jogo conta com 8 mundos que variam o estilo de fase, não deixando o jogo nas mesmice, o gif ao lado demostra um pouco o estilo das fases:

Power Ups:

Mushroom:
Faz o jogador aumentar, funcionando como uma proteção em caso de dano.
Fire Flower:
Faz o jogador alterar sua cor, e assim dá a ele a capacidade de atirar algumas bolas de fogo que ajudam a eliminar os inimigos.
Super Leaf:O jogador ganha alguns traços de um Tanuki e ganha a capacidade de voar, após correr durante um certo tempo.
Frog Suite:
O jogador usa a roupa similar a uma rã, o que o ajuda bastante em fases aquáticas, porém terrível para usar em fases normais.
Hammer Suite:
Com esta roupa o jogador fica similar a um Hammer Bros. a roupa funciona como a Fire Flower, porém esta atira martelos, que são mais úteis que os upgrades convencionais!
Tanooki Suite:
Aqui o jogador usa uma roupa que lembra vagamente um Tanuki, sendo basicamente uma versão "evoluída" da Super Leaf, mas trás uma habilidade extra que é a possibilidade de se transformar em estátua por alguns segundos permitindo invulnerabilidade nesse período.
• P-Wing:
Funciona como uma especie de Super Leaf turbinada, onde com esse power up é possível voar infinitamente durante uma fase.
• Goomba Shoes:
Com esse power up o jogador entra em um sapato que o permite pular mais alto e também imunidade contra coisas espinhosas.

Minha Opinião:

Trecho da fase 1-1
Super Mario Bros. 3 é um dos games mais icônicos da franquia Mario, sendo um dos meus jogos 2D favoritos, mas, não nego o fato de ele ter vários erros, como a falta de saves que poderiam muito bem ter sido evitada pois The Legend of Zelda, por exemplo, já tinha esse mecanismos em suas versões de cartucho em 1987, o acesso as warp zones também é muito difícil de ter acesso, sendo necessário mais de 2 horas do jogador sem desligar o videogame para ser fechado totalmente, em relação a suites é bem difícil as aproveita durante o jogo pois não é possível acha-las com muita frequência.
Na parte boa, temos fases com um bom level desing feitas para aproveitar as novas habilidades, muitas fases com temas variados impedindo cair na mesmice, uma dificuldade mediana que não abusa do jogador e ele poderá aproveitar bem, uma boa quantidade de novos power-ups para mudar um pouco a dinâmica no gameplay e um visual bem chamativo.
Em geral esse é um jogo que não se deve deixar passar e caso você possua coleção de games antigos esse é um item que não pode faltar nela!

Obrigado por ler até aqui!
Feito por: Jake L. Belmont

Nenhum comentário:

Postar um comentário