27.4.18

Tanuki, o desastradoo youkai do folclore japonês!


O Tanuki é uma figura muito importante e querida do folclore japonês, sendo considerado um simbolo de sorte no japão, o carismático ser também é bem famoso por suas historias atrapalhadas, iremos falar sobre como surgiu sua lenda, que especie de animal é ele, como é sua personalidade, demonstrar como ele é conhecido na China, algumas de suas histórias e também suas características!

Como surgiu e o que ele é?


   O tanuki é um youkai (demônio) que faz parte do folclore japonês, o primeiro documento que se tem algum registro da "aparição" do tanuki e no Kojiki, o livro mais antigo do Japão, datado em 712. O que havia descrito sobre a criatura é que ela era muito travessa, alegre, e mestre do disfarce, podendo se transformar no que ele se quisesse, se aproveitando dessa habilidade para pregar peças nas pessoas.
Antigamente, não se possuía uma definição correta de que tipo de animal era o tanuki, então a criatura era tratada como sendo um Musasabi, Ten ou Itachi (Respectivamente, esquilo voador, marta ou doninha). Um reconhecimento mais especifico desse termo só veio em durante a Era Edo (1603-1868), onde o animal "oficial" se tornou o Texugo ou Guaxinim Japonês.

"Tanuki chinês vs. Tanuki japonês":

   O Japão e China compartilham de várias semelhanças na cultura, isso inclui também algumas de seus personagens folclóricos, alguns até recebendo visões diferentes diferentes, isso é o que ocorre com o Tanuki, onde na China eles tem uma visão de que o Tanuki é uma criatura maligna e no Japão eles tem uma visão de que o Tanuki é um ser meigo e simpático, aqui estão duas de suas lendas que demonstram a diferença:

文福茶釜 (Bunbuku Chagama) - A chaleira que trás felicidade
 
Essa estória demonstra o lado mais meigo e amistoso do tanuki, que é o mais cultivado no Japão, no conto o tanuki está preso em uma armadilha, e posteriormente a criatura retribui esse favor.
Em pesquisa eu encontrei um curta animado de 1928 que conta essa história, porém não consegui achar com legenda

かちかち山 (Kachi Kachi Yama) - Montanha Kachi Kachi


Este conto traz consigo o lado negro do tanuki que é mais cultivado na China, na estória o tanuki chega até a entregar um prato de sopa a um homem feita com a esposa dele!

Tanuki é um simbolo de sorte!

Amuleto Tanuki
Acredita-se que a imagem de um tanuki traz sorte.
Ele tem oito traços principais, veja abaixo quais são o que representam:
  • Chapéu - Proteção, cuidado e atenção
  • Olhos - Cuidado sobre as coisas
  • Rosto - Mostra que ele é amigavél
  • Barriga - Fartura
  • Tokkuri - Graça Pessoal
  • Nota promissória - Confiança
  • Testicúlos - Fertilidade

Obrigado por ler até aqui!

Fonte:
Mundo Nipo

Nenhum comentário:

Postar um comentário