16.3.18

Atari 2600 | A Criação de um império

Já jogou num desse?
Está ficando velhinho XD

O Atari 2600 foi o primeiro console de muito e também foi quem popularizou o estilo de console de mesa para a casa de muitas pessoas!

O Atari 2600 ou Atari VCS (Video Computer System), como é conhecido é um console de segunda geração, apesar de não ter sido o primeiro vídeo game teve sucesso o suficiente para ser considerado um ícone da cultura POP, e também a alavancar o mercado de telejogos no Brasil..

História


Em 1973, o projeto Stella, que deu origem ao grandioso Atari 2600 surgiu após o grande sucesso que o arcade Pong tinha gerado, na época a Atari comprou a Cyan Engineering, responsável pelo desenvolvimento do projeto, diferente dos consoles anteriores que usavam de logica customizada para rodar um número especifico de jogos, Stella usava uma CPU completa usando um microprocessador de 8-Bits (MOS 6507).
Em 1976, um console baseado em CPU já havia sido lançado chamado de Fairchild Channel F (Orginalmente Entreteniment Video System), Stella ainda não estava pronta e as vendas de Pong estavam caindo, e eles não iriam conseguir finaliza-lo com a capital que tinham, então Nolan Bushnell (Um dos fundadores da Atari Inc.) se dirigiu até a Warner Communication e vendeu a Atati Inc. paro aproximadamente US$ 30 milhões, na promessa de que o projeto Stella ficasse pronto o mais rápido possível, e no próximo ano o Atari já estava pronto!

O lançamento oficial do Atari VCS ocorreu em 11 de Setembro de 1977 nos Estados Unidos, inicialmente sobre o preço de US$ 199, e vinha com um jogo, e possui mais outros 8 jogos já lançados.
Apesar de uma dificuldade enorme para programar no Atari o console rendeu uma enorme biblioteca de games, alguns dos mais lendários são os jogos da Activision como Pitfall, Enduro, River Raid e H.E.R.O.  o console também ganhou bastante sucesso graças as ports de arcades que ele havia conseguido como Pacman, Donkey Kong, Frogger, Space Inveders.

Obrigado por ler até aqui!
Porém a história desse gigante não foi só de altas, e isso levou até a quase extinção dos consoles de mesa nos Estados Unidos, esse acontecimento chamado de Crash dos Videogames! (Na próxima semana estaremos falando nele, fiquem ligados)


Blog novo toda Terça e Sexta ás 11:30, horário de Brasília

Feito por: Jake L. Belmont


Nenhum comentário:

Postar um comentário