4.11.17

Mega Man - NES - [Game-Review] #003





      Quando se fala em personagens esquecidos de vídeo-games, Mega Man é o de longe o primeiro a vir a mente da maioria dos Oldgamers e Retrogamers, pois Mega Man foi um grande sucesso,e com o tempo se tornou esquecido pela sua própria produtora, porém esse é assunto para outro blog, hoje vamos falar sobre o primeiro jogo da série, lançado em 1987 para o NES - Mega Man.
OBS:. O jogo contem uma porrada de port's, até pra plataformas que você não imagina, porém vamos falar apenas da lançada em 17/12/1987...




Mega Man em breve completará 30 anos de existência, dentre de pouco mais de 1 mês faremos alguns blogs, falando sobre o nosso querido robô azul!
Eis aqui, a capa que nasceu pra
brilhar

Mega Man
NES
Capcom
1987

Mega Man conhecido também como Rockman no Japão é um jogo de um robô azul, que luta contra um cientista que tenta dominar o mundo com suas criações robóticas, a gameplay do jogo consiste em correr e atirar, com um pequeno diferencial, aqui você pode escolher a ordem da fase e usar o poder do chefe derrotado, durante as fases e contra outros chefes, o jogo também conta com aquela dificuldade padrão NES!


História:

Nesse ponto, existem diferenças entre a história de Mega Man e de Rockman, devido a adaptações, porém ao meu ponto de vista não são mudanças drásticas, então vamos contar a história USA:

Dr. Light e Dr. Wily são parceiros, e trabalhavam juntos na construção de robôs que pudessem fazer trabalhos em condições extremas para os humanos, esses robôs eram conhecidos como Robot Masters, entre eles estavam Ice Man, que faria trabalhos em temperaturas extremamente baixas, Guts Man que ajudaria nas construções, e Cut Man, construído para ajudar em desmatamentos, quando estava tudo pronto, os robôs foram apresentados, porém apenas Dr. Light recebeu créditos, e isso deixou Dr.Wily com muita raiva e isso o fez se vingar, roubando os robôs, deixando para trás apenas as criações mais recentes, Rock e Roll, pois achava que não eram úteis, e além disso criou mais 3 robôs Fire Man, Elec Man e Bomb Man, e estes começaram a espalhar o caos, vendo isso Rock pediu a Dr. Light para que o transforma-se em um robô de batalha, e assim nasceu Mega Man!

Como funciona?


O jogo usa um sistema onde você escolhe a ordem que quer ir nas fases, com exceção das finais, cada fase tem sua temática baseada no Robot Master que está naquela área, no fim dela você da de cara com os chefes de cada fase, ao derrota-ló você ganha um poder baseado na habilidade do mesmo, e esse poder pode ser usado em outros chefes em um esquema parecido com o "Jó-ken-po" (Que é uma forma Japonesa de resolver disputas), popularmente conhecido no Brasil como "Pedra, Papel, Tesoura", onde o poder de um é o ponto fraco de outro (As armas podem ser selecionadas usando o botão Start), o jogo possui também um medidor de Score, que é inútil, a menos que você goste de fazer pontos, os pontos são acumulados de várias formas, matando inimigos, coletando umas orbs coloridas, e terminando as fases... Porém esse esforço não lhe rende nada...



Controles:

Os controles respondem bem e raramente é visto alguma falha neles, se você não sabe jogar não culpe os controles!
D-Pad: Movimentam o personagemB: Shoot
A: Jump
Start: Abre o menu de selecionar armas
Select: Pausa o jogo

Existe uma certa malandragem com o botão select, onde se você apertar ele quando um tiro acerta o inimigo, ele sofre o dobro do dano.




Dificuldade:
O ponto mais lembrado desse jogo e de toda a série é sua dificuldade, esse jogo chega a ser comparado a jogos como Ninja Gaiden, Battletoads e Castlevania, porém sendo o mais fácil entre eles, na minha opinião, porém o jogo mantém seus desafios que precisam de um pouco de prática para passar sem muitos problemas.

Fases:
Já foi falado um como funciona o esquema de fases, agora vamos falar sobre suas temáticas, o tema de cada fase segue o padrão do poder do chefe:
Cut Man - Serralharia (Aquelas coisas no chão não são tijolos e sim madeira)
Guts Man - Uma montanha em mineração
Ice Man - Floresta Congelada (Vai dizer que não viu as árvores no fundo?)
Bomb Man - Cidade Esférica (Por isso tem aquelas coisas redondas no fundo)
Fire Man - Metalúrgica
Elec Man - Torre elétrica
Dr. Wily Castle - Preciso dizer onde se passa?, parte do jogo é dividida em 4, todas com seus chefes especificos, o Yellow Devil, o Copy Robot, CWU -01P e duas versões da Dr. Wily Machine, durante algumas fases você reenfrenta os Robot Masters


Músicas:
Ah! Músicas, os sons desse jogo grudam na sua cabeça com facilidade
Select Stage
Cut Man
Guts Man
Ice Man
Bomb Man
Fire Man
Elec Man
Dr. Wily Castle
Dr. Wily Castle II
Boss Battle
Boss Battle in Dr. Wily Castle
Ending

Curiosidade:
  • Mega Man seria originalmente vermelho, pois seu criador gostava de Astro Boy e queria a mesma coloração pro Mega Man, porém a paleta de cores do Nes tinha mais variações pra azul.
  • Ainda durante o projeto de criação, Mega Man mudaria o capacete de acordo com o poder do personagens, sendo uma homenagem ao Tokusatsus, sendo que não foi possível graças a limitação do Nes
  • Em japonês Rockman é referência a Rock n' Roll (Roll é o nome da irmão de Rock)
  • Dr. Thomas Light é uma representação de Thomas Edson
  • Dr. Albert W. Wily é uma homenagem a Albert Einstein
  • Agora algo curioso, sabia que o Nes só suporta 4 cores simultâneas em um spirte (essas cores podem variar, pra mudar a função do objeto na tela, aqui em Mega Man é usada a mudança de cor no personagem pra mostrar que ele alterou o poder)?  e Mega Man possui 5? isso ocorre por que o Sprite do rosto do Mega Man foi feito separado do corpo, por isso também, ele não altera a cor do rosto quando muda de poder
                                                                                                                                                                  

 Mega Man é uma franquia que marcou a vida de vários gamers e foi um grande sucesso, porém hoje é usada pela sua produtora, como um meio de ganhar dinheiro, usando a nostalgia daqueles que gostam do personagem, porém ainda existe a esperança de que um dia ele volte a ativa!

                                                                                                                                                                   

Imagem relacionadaAgora, vou dar minha opinião final, o 1º jogo da série não é esplendido sendo facilmente superado pelas suas continuações, porém suas mecânicas funcionam bem, o jogo conta com pouco mais de 30 minutos de gameplay, algo normal pra época, porém nos dias de hoje é algo relativamente curto, porém você consegue se divertir, e provavelmente você vai perder cabelo se não souber jogar bem, esse é um daqueles jogos que merecem ser revisitados, várias vezes, eu mesmo já zerei ele varias vezes, em suas diversas versões, (Esse jogo tá em toda plataforma existente)... Se você gosta de um jogo com boa dificuldade, recomendo esse pra você! Até a próxima!



Feito por: Jake L. Belmont

Nenhum comentário:

Postar um comentário