28.10.17

Michael Jackson's - Moonwalker - Sega Genesis [Game-Review] #002


     Já dizia o velho ditado "todo jogo baseado em filme é ruim",será que isso funciona com o jogo do Rei do Pop? Aproveita e já escuta esse blog ao som de Smooth Criminal!


Michael Jackson's - Moonwalker
Sega Genesis/Mega Drive
1990
Side-Scrolling,Action

Esse jogo é inspirado no filme musical de mesmo nome, estrelado Rei do Pop, o filme é de 1988 o filme conta com vários curta-metragens de Michael inéditos na época como Speed Demon, Leave me Alone e Smooth Criminal, além de uma paródia do curta Bad, feito com crianças, Badder

Vamos para a análise!





História

"Adeus, paz mundial Mister Big, o mestre do crime, está varrendo o amor de nosso planeta! Ele e seus comparsas estão sequestrando todas as crianças da Terra. Mister Big planeja fazer nelas uma lavagem cerebral e transforma-las em suas escravas.

Mister Big é a própria encarnação do mal e ninguém sabe como detê-lo! Mas agora, surge o superastro Michael Jackson - o campeão do amor de da paz.

Somente Michael pode salvar as crianças e liquidar Mister Big e seus asseclas. Para isso, Michael invoca sua Mágica da Estrela, a superforça que lhe foi enviada num cometa.

Com movimentos que só ele é capaz, Michael rodopia, pula, solta os pés e dança. Ele dá busca a toda  a parte, desde os antros de negócios escusos do "Club 30" até as ruas mais perigosas. Gangsters, matadores e violadores de túmulos obstruem seu caminho. Nas cavernas, aranhas venenosas estão prontas para atacar. Porém, Michael supera a todos com sua mágica. E, por fim, nas torres hediondas do esconderijo de Mister Big, Michael enfrenta o seu maior desafio e, por isso, ele invoca seus maiores poderes!" - Trecho retirado do Manual Brasileiro da Tectoy

Pois bem a historia, não chega a ser algo impressionante, porém é algo esperado de jogos dessa época que não eram RPG's.
Porém vendo a data de lançamento, o principal ocupação do jogos era apenas jogar e não contar hístoria, a menos como eu já disse se forem RPG's.


Como funciona?
As fases consistem em você salvar a Katie, que foi raptada pelos capangas do Mr.Big, cada fase tem um número determinado de Kaite's para serem salvas (Não sei como se multiplica), ao resgatar todas o macaco de Michael aparece e indica onde vai ocorrer a sessão final da fase...

Controles


Imagem retirada do manual Brasileiro da Tectoy
Aqui os controles são fáceis de serem usados e aprendidos, possuindo também seis variação do Trigger, os botões padrão são:
D-Pad: Movimentam Michal
A: Special
B: Attack
C: Jump
Start: Pausa o jogo
Up: Tip Toe
B+Back: Moonwalk

Movimentação


Exemplo do movimento Dance
O conjunto de movimentos que esse jogo tem são baseados nas danças do artista, e principalmente o Moonwalk que é o passo que dá nome ao jogo, a execução deles é bem simples e possuem controles bem leves, o legal aqui é que você pode se quiser parar o jogo e fazer sua própria dança...
vou mostrar alguns:
Moonwalk: Aperte o botão de ataque, e em seguida basta segurar para uma das direções do D-Pad
Hat Attack: Aperte o botão de especial por poucos segundos
Dance: Aperte o botão de especial por um pouco mais de tempo, e todos os inimigos na tela se juntam a Michael e começam a dançar

Dificuldade
O jogo possui 3 opções de dificuldade "Easy", "Normal" e "Hard", e pro meu gosto ele é bem difícil mesmo no normal, lógico que o primeiro mundo é só pra se acostumar, pois pro que vem a seguir, acho bom você está preparado! (Não chega a ser um desafio que vá frustrar ninguém, a menos que essa pessoa não saiba jogar).

Músicas

Sendo um jogo do Michael Jackson, nada melhor do que músicas do próprio, o jogo segue com as seguintes músicas:
Smooth Criminal
Beat It
Another Part Of Me
Billie Jean
Bad
...
Também é possível usar alguns efeitos sonoros, como o "Who's Bad"

Fases
Resultado de imagem para michael jackson moonwalker jogoO jogo possui 5 mundos cada uma com 3 fases, totalizando ao total 15 fases, essas se passam nesses lugares:
Club 30 (Ao som da música Smooth Criminal
Street (Ao som de Beat It)
Woods (Ao som de Another Part of Me, caso o movimento de dança seja usado, toca uma trecho de Thriller)
Cavern (Ao som de Billie Jean)
The Enemy Hideout (Ao som de Bad)

As fases desse jogo também não possuem temas muito interessantes, e algumas vezes você fica meio que no por que está tocando essa música nessa fase?

Como por exemplo na fase Woods, ela é uma fase sombria e com monstros, por que Thriller só toca durante a dança?

Nesse caso, o que ocorreu foi problemas com os direitos autorais da música, porém a existem copias com Thriller tocando na fase Woods, porém se você quiser uma dessas copias raras é bom ter uma boa grana!

Ou por que Billie Jean toca na caverna?

Juro que nesse caso não entendi muito

Os inimigos de cada fase também são caracterizados de acordo com a fase, com Gangsters no Club 40, Zumbis na fase Woods, entre outros... porém para os dias de hoje mesmo no Mega Drive existem jogos mais elaborados, afinal esse jogo saiu no inicio da vida do Mega Drive, porém é o jogo ainda consegue divertir bastante!

Existe também uma versão portada para o Sega Master System, é basicamente o mesmo jogo porém com as limitações gráficas do console de 8-Bits, e também existe um jogo para Arcades de mesmo nome porém com estilo de jogabilidade diferente, porém fica para outra ocasião!


Em relação ao filme

É algo bem obvio que durante a mudança de uma mídia pra outra coisas serão mudadas, seja de filme pra jogo, de jogo pra anime, e de anime pra filme, e essas mudanças podem ser de melhores para piores, no caso desse jogo pra mim o jogo não possui muitos cenários relacionados ao filme em si e sim a alguns dos curtas de MJ, porém continuo sem entender o motivo de Billie Jean ser a OST de uma fase de caverna...
Relacionado ao filme temos apenas o curta "Smooth Criminal" os inimigos e só, o jogo provavelmente não queria trazer aquele CTRL+C, CTRL+V do filme...

                                                                                                                                                                  

Em geral o jogo é bom, possui controles fluidos que não atrapalham na gameplay, sua composição gráfica em geral é bem feita, sobre a dificuldade as vezes pode ser que você ache repetitivo pois os inimigos não variam muito de fases pra fase, geralmente só seu sprite é alterado, mas o jogo porém é bem desafiante, a música e efeitos sonoros são muito boas, até por que são músicas do próprio rei do Pop, e se você gosta das músicas dele certamente vai curtir essas também! Se você coleciona jogos de Mega Drive esse seria interessante ter esse título entre eles, mas ao meu ponto de vista ele não chega a ser prioridade de compra no momento, lógico que cada dia é mais difícil encontrar jogos antigos a venda, e se seu foco for querer comprar esse sinta-se a vontade em comprar!

Feito por: Jake L. Belmont

Nenhum comentário:

Postar um comentário