11.1.17

Como os animes chegaram ao Brasil?



Já se perguntou alguma vez como os animes chegaram a nossa terra? Talvez você saiba que somos os 2º país que mais consome mangas e animes, perdendo apenas para o Japão! Então vamos voltar o tempo até a época do descobri... não pera, aos 60 para te contar como eles chegaram e nós conquistaram!

Lembrando, se você está lendo do celular, por favor deixe-o em modo paisagem, ou seja deitado, assim isso não ira comprometer a estrutura e facilitará a leitura!

Você também pode clicar nesse sino vermelho no canto da tela para se inscrever, e receber notificações todas as vezes que sair blog novo!


Anos 60 e 70


National Kid
Por volta dos aos 60 começaram a ser exibidos no Brasil animes não se sabe ao certo qual foi o 1º a ser exibido, mas tudo começou quando o tokusatsu National Kid foi exibido em 1964 depois vieram outros como Zillion, As Aventuras do Pequeno Príncipe, Speed Racer... Porém a audiência era bem pequena com o tempo foram ganhando cada vez mais audiência e mais séries japonesas vieram para o Brasil, até que o Ministro da Defesa da Ditadura Militar, Alfredo Buzaid censurou todas as series que tinham super heróis que voavam decreto-lei 1077 de 26 de janeiro de 1970 (E você acha que já viu leis estúpidas?).

Anos 80


Jiraya
Já na década de 80 a TV Manchete que era uma TV aberta investiu bastante em desenhos animados para as crianças, de Animes vieram para o Brasil, Patrulha Estelar e O Pirata do Espaço. Nessa época também foi feito o primeiro evento de animes no Brasil o Animecom que ocorreu de 02 a 31 de Julho em 1988, no Sesc Pompéia-SP, para comemora r a fundação da Organização Cultural de Animação e Desenho (ORCADE).

No fim dos anos 80 as emissoras começaram a exibir series Live-Action com Jiraya e Jaspion nesse período a Animação Japonesa (Anime) ficou com escassa e com pouca notoriedade por aqui os animes com mais fama aqui no Brasil foram Akira e Zillion , Os animes sofreram descaso pois nem todas as emissoras tinha suporte para exibir todos os episódios pois era como novelas e muitas vezes os episódios iam fora de ordem e algumas nem mostravam o final.

Anos 90


Cavaleiros do Zodíaco
Os animes começaram a fazer bastante fama com os Cavaleiros do Zodíaco que era exibido na Rede Manchete, que tinha feito um acordo que ela exibiria 52 episódios de um anime que estivesse fazendo fama no Japão e ganhando fãs na Europa e em troca ela liberaria um espaço para propagandas de produtos que envolviam a série, mas o sucesso do anime foi tão grande e a emissora teve que comprar os direitos para poder transmitir a serie inteira...



Com a alta violência do anime os país tentaram ir a Justiça para pedir censuras no anime e uma faixa etária e o anime passou a ser exibido as 8 ou 9 da noite, mesmo assim a Rede Manchete exibiu vários outro animes como os queridíssimos: Yu Yu Hakusho , Sailor Moon e Super Campiões.

Dragon Ball Z
Após ver esse sucesso outras emissoras buscaram as produções Japonesas a TV Bandeirantes exibia mais Tokusatsu do que animes mas trouxe um dos animes bastantes famosos Akira a SBT também entrou na moda e trouxe alguns animes entres os mais famosos estão Dragon Ball e Astro Boy.

Em 1999 a Rede Machete tinha chegado ao fim o que acabou com a esperança de bastante fãs de animes, mas, a esperança voltou rapidamente com 2 grandes animes que estavam por vir Pokémon e Dragon Ball Z.

A Rede Record em 1999 começou a exibir Pokémon que foi um enorme sucesso de audiência o que deixou a Globo com problemas e a própria resolveu buscar algo que fosse capaz de competir com Pokémon e trouxe ao Brasil, Digimon além disso na antiga Tv Globinho foram exibidos também Yu-Gi-Oh!,Beyblade e Dragon Ball Z.

Anos 2000


Imagem relacionada
Yu Yu Hakusho
No ano de 2000 a TV Bandeirantes levou ao ar a Band Kids que exibia animes como , Dragon Ball Z, Tenchi Muyo, El-Hazard e Bucky, durante 4 anos o programa foi o maior programa de animes da TV aberta e até assistido por assinantes de TV Paga por causa da exibição de Dragon Ball Z devido a qualidade e a reexibição da Saga Freeza que é considerada a melhor saga de todo Dragon Ball Z.

Em 2001 os animes começaram a perder força nas redes de TV isso se deve a grande censura que eles recebiam a falta de cronologia onde os episódios eram mandados foram de ordem e o avanço da Internet que permitia a todos assistirem seus animes onde quisessem, com isso os animes passaram a ser exibidos apenas nas Tv's abertas ou na Internet onde eram colocadas lá pelos próprios fãs, mesmo com o declínio dos animes outro mercado criou fama o dos mangás com o lançamento dos mangás de Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco aqui no Brasil.
Obrigado por ler até aqui!

Em 2003 a Playart passou a comercializar DVD's de animes onde o 1º que ela investiu foi os Cavaleiros do Zodíaco e que foi um grande sucesso logo de cara. Também nesse ano ocorreu o 1º evento que se tornaria o maior da America Latina o Anime Friends...

Pois bem galera isso é tudo! Se quiser pedir algum assunto para o nosso blog deixe aí nos comentários junto com o seu nome...

Feito por : Jake L. Belmont

Nenhum comentário:

Postar um comentário